ANTÓNIO NUNES
CARVALHO

O Fundador

A nossa história confunde-se com a história de António Nunes de Carvalho. Nascido em 1904, é um exemplo de iniciativa e visão. Em 1939 fundou a empresa que ainda hoje tem como herança o seu nome e os longos anos que dedicou à indústria dos curtumes. As marcas de excelência e os elevados padrões de qualidade refletem os valores do fundador, que esperava dos seus colaboradores nada menos do que o melhor. Naquela época, o negócio da empresa baseava-se na produção manual de curtumes de ovino e caprino, destinados à indústria do calçado. À frente do seu tempo, em 1950 foi uma das primeiras fábricas a instalar energia elétrica e maquinaria industrial.

O sucesso do pai foi continuado pelos filhos António e Fernando, cada um responsável por uma área de negócio: financeira e comercial, e produção e tecnologia. A visão do fundador é assim assegurada pelo esforço conjunto dos seus descendentes.

António Nunes de Carvalho era um homem de enorme iniciativa.

CARLOS CARNICA

O classificador

O PRINCÍPIO

Fundação da ANC.
António Nunes de Carvalho criou a empresa em 1939, ano marcado pelo início da Segunda Guerra Mundial. À data, Portugal atravessava um cenário de grandes dificuldades. Onde todos viam um desafio, António Nunes de Carvalho viu uma oportunidade que soube aproveitar. Foi com este espírito que fez crescer o seu negócio nos primeiros anos.

1939
António Nunes de Carvalho, à direita, com os quatro primeiros colaboradores da fábrica de curtumes.

PRODUÇÃO MANUAL

O primeiro logótipo

Carlos “Carnica”, um dos primeiros trabalhadores da fábrica, recorda que começavam a trabalhar às 8 da manhã e que ninguém saía ao final do dia sem deixar tudo limpo e arrumado. Numa altura em que a higiene estava longe de ser uma prioridade na indústria dos curtumes, já António Nunes de Carvalho se destacava por dar atenção a questões que viriam a ser obrigatórias. Mas não era só na arrumação que a sua personalidade se revelava.

Lembro-me de lavar pratos. Até pão fazia. O meu pai ajudava-me à noite depois de vir da fábrica.

FERNANDO

O filho do fundador

1945
Fim da Segunda Guerra Mundial

PRODUÇÃO DE VESTUÁRIO

Portugal era visto como um mercado emergente. A mão-de-obra de baixo custo tornava-o um território apetecível para os fabricantes de vestuário em pele e calçado, um trabalho intensivo naquela época. A deslocalização da indústria do calçado do centro para o sul da Europa veio trazer uma boa oportunidade de crescimento para o setor.

1954
Logótipo de António Nunes de Carvalho
1957
Abertura da RTP

Durante esta década, a empresa começou gradualmente a abandonar os métodos de produção tradicional com a introdução de maquinaria industrial. Foi uma das primeiras fábricas de curtumes da região a instalar energia elétrica.

1950
Produção de pele de ovelha para vestuário

SEGUNDA GERAÇÃO

António Nunes de Carvalho faleceu aos 58 anos, deixando a António e Fernando a responsabilidade de continuar o sucesso do negócio de família. Esta década foi marcada pelo início de grandes mudanças em Portugal e no mundo. Os indicadores económicos apontavam para um crescimento acima da média nos países do sul da Europa e Portugal era visto como um mercado em crescimento.

1963

O meu pai era o segredo da Nunes de Carvalho. Naquele tempo, soube como educar os seus filhos.

FERNANDO

O filho do fundador

1965
Produção de luvas

DOCUMENTO COM REGISTO DE FÓRMULAS QUÍMICAS E COMPOSIÇÕES ESCRITAS POR FERNANDO CARVALHO

1969
Aterragem da Apollo 11 na Lua
Aquisição parcial da Curtumes do Lys

O COURO ENQUANTO TENDÊNCIA

Novo logótipo da António Nunes de Carvalho

Este foi um período de grande abertura social e política um pouco por todo o mundo. As mudanças na forma de pensar começaram a ganhar espaço na sociedade, resultado sobretudo de movimentos sociais que adotavam estilos de vida alternativos. A 25 de Abril de 1974, a “Revolução dos Cravos” abriu caminho às primeiras eleições democráticas em Portugal. Um momento que foi seguido pelo crescimento do consumo interno e a criação de novas oportunidades de negócio.

Nova maquinaria, empresas por todo o lado e toda a gente interessada na produção de couro.

ANDRÉ COSTA

Chefe de Pessoal

1971
Exposição na 1ª FILMODA
1973
Expansão da fábrica
1974
Revolução de 25 de Abril Créditos: PBEn
1979
Aquisição total da Curtumes do Lys – Catálogo de produto

TERCEIRA GERAÇÃO

Novo logótipo da António Nunes de Carvalho

Estes foram tempos de grande prosperidade económica e as empresas de curtumes viveram os melhores anos de sempre, com a indústria do calçado nacional a reclamar a quase totalidade da sua produção. A Nunes de Carvalho entrou numa significativa era de expansão, num momento em que os representantes da terceira geração da família davam os primeiros passos em áreas estratégicas da empresa.

1980
A empresa na FILMODA
1985
1ª participação na Semaine du Cuir em Paris

Acompanhava o meu pai e o meu tio a feiras internacionais como a de Paris. A primeira vez que fui tinha 13 anos. Levavam-me com eles para que começasse a perceber como era.

PEDRO

O neto do fundador

Tambores de curtume na Couro Azul

Abertura da Couro Azul
1989
Queda do Muro de Berlim
Jantar de inauguração da Couro Azul e comemoração do 50º aniversário da António Nunes de Carvalho

PRODUÇÃO AUTOMÓVEL

Certificação e início da produção para marcas automóveis

Em Portugal vive-se um tempo de desenvolvimento económico e prosperidade social.
Se por um lado algumas actividades tradicionais de mão de obra intensiva se deslocalizavam , emergem ,por outro lado, novas oportunidades em sectores mais tecnológicos.Foi essa conjuntura e sobretudo a capacidade do grupo Carvalhos de agir de forma proactiva, diversificando o negócio, que estão na origem da Couro Azul criada em 1989 para o fornecimento de couro para o sector Automóvel.

1997
Produção de volantes para automóveis

1998
Falecimento de António Calado de Carvalho

A Couro Azul foi a primeira empresa portuguesa do setor dos curtumes a obter a Certificação de Qualidade ASO 9002.
O grande impulso para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e de novos produtos na Couro Azul veio do setor automóvel.

1998
Expo 98, exposição internacional em Lisboa

UM NOVO SÉCULO

Lançamento da marca Oak Leather

Com a chegada do novo século, chegou também a hora de Portugal dizer adeus ao escudo e adotar o euro enquanto moeda comum aos países da União Europeia. A Nunes de Carvalho centrou a sua produção em pele para calçado, trabalhando para grandes clientes internacionais do mercado de luxo.
A Couro Azul especializou-se na indústria automóvel, dando continuidade ao sucesso alcançado no mercado dos volantes em pele e sendo reconhecida pelos maiores players internacionais do setor.

2002
Entrada da moeda única – Euro
2004
O Campeonato Europeu de Futebol acontece em Portugal

A marca registada Oak Leather é uma linha de produtos amigos do ambiente, criada a partir de matérias-primas selecionadas e produzida de modo a reduzir ao mínimo o impacto ambiental.

2006
Lançamento de novos produtos: Airlys, couro para aviões e Splitlys, couro modelado para volantes automóveis

Secção de acabamentos da António Nunes de Carvalho em 2006

2009
Consórcio e projetos R&D


PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL

No Grupo Carvalhos, a inovação vem sempre acompanhada pela preocupação ambiental e pela responsabilidade social, o que nos traz sempre um desafio: como produzir material que cumpra com as especificações técnicas e que ao mesmo tempo seja biodegradável no final do seu ciclo de vida.

2012
Lançamento do couro biodegradável
2013
Entrada no setor de assentos para automóveis

75 ANOS DE EXISTÊNCIA

2014, ano em que o Grupo Carvalhos comemorou o seu 75º aniversário, coincidiu com um período de acentuado crescimento e de preparação para o futuro, que se espera longo e sustentável. São 75 anos gravados na pele, que resistem à passagem do tempo e permanecem na memória de gerações.