ANTÓNIO NUNES
CARVALHO
O Fundador
A nossa história confunde-se com a história de António Nunes de Carvalho. Nascido em 1904, é um exemplo de iniciativa e visão. Em 1939 fundou a empresa que ainda hoje tem como herança o seu nome e os longos anos que dedicou à indústria dos curtumes. As marcas de excelência e os elevados padrões de qualidade refletem os valores do fundador, que esperava dos seus colaboradores nada menos do que o melhor. Naquela época, o negócio da empresa baseava-se na produção manual de curtumes de ovino e caprino, destinados à indústria do calçado. À frente do seu tempo, em 1950 foi uma das primeiras fábricas a instalar energia elétrica e maquinaria industrial.
O sucesso do pai foi continuado pelos filhos António e Fernando, cada um responsável por uma área de negócio: financeira e comercial, e produção e tecnologia. A visão do fundador é assim assegurada pelo esforço conjunto dos seus descendentes.
António Nunes de Carvalho era um homem de enorme iniciativa.
CARLOS CARNICA
O classificador
O PRINCÍPIO
Fundação da ANC.
António Nunes de Carvalho criou a empresa em 1939, ano marcado pelo início da Segunda Guerra Mundial. À data, Portugal atravessava um cenário de grandes dificuldades. Onde todos viam um desafio, António Nunes de Carvalho viu uma oportunidade que soube aproveitar. Foi com este espírito que fez crescer o seu negócio nos primeiros anos.
PRODUÇÃO MANUAL
Carlos “Carnica”, um dos primeiros trabalhadores da fábrica, recorda que começavam a trabalhar às 8 da manhã e que ninguém saía ao final do dia sem deixar tudo limpo e arrumado. Numa altura em que a higiene estava longe de ser uma prioridade na indústria dos curtumes, já António Nunes de Carvalho se destacava por dar atenção a questões que viriam a ser obrigatórias. Mas não era só na arrumação que a sua personalidade se revelava.
Lembro-me de lavar pratos. Até pão fazia. O meu pai ajudava-me à noite depois de vir da fábrica.
FERNANDO
O filho do fundador
PRODUÇÃO DE VESTUÁRIO
Portugal era visto como um mercado emergente. A mão-de-obra de baixo custo tornava-o um território apetecível para os fabricantes de vestuário em pele e calçado, um trabalho intensivo naquela época. A deslocalização da indústria do calçado do centro para o sul da Europa veio trazer uma boa oportunidade de crescimento para o setor.
Durante esta década, a empresa começou gradualmente a abandonar os métodos de produção tradicional com a introdução de maquinaria industrial. Foi uma das primeiras fábricas de curtumes da região a instalar energia elétrica.
SEGUNDA GERAÇÃO
António Nunes de Carvalho faleceu aos 58 anos, deixando a António e Fernando a responsabilidade de continuar o sucesso do negócio de família. Esta década foi marcada pelo início de grandes mudanças em Portugal e no mundo. Os indicadores económicos apontavam para um crescimento acima da média nos países do sul da Europa e Portugal era visto como um mercado em crescimento.
O meu pai era o segredo da Nunes de Carvalho. Naquele tempo, soube como educar os seus filhos.
FERNANDO
O filho do fundador
DOCUMENTO COM REGISTO DE FÓRMULAS QUÍMICAS E COMPOSIÇÕES ESCRITAS POR FERNANDO CARVALHO
O COURO ENQUANTO TENDÊNCIA
Este foi um período de grande abertura social e política um pouco por todo o mundo. As mudanças na forma de pensar começaram a ganhar espaço na sociedade, resultado sobretudo de movimentos sociais que adotavam estilos de vida alternativos. A 25 de Abril de 1974, a “Revolução dos Cravos” abriu caminho às primeiras eleições democráticas em Portugal. Um momento que foi seguido pelo crescimento do consumo interno e a criação de novas oportunidades de negócio.
Nova maquinaria, empresas por todo o lado e toda a gente interessada na produção de couro.
ANDRÉ COSTA
Chefe de Pessoal
TERCEIRA GERAÇÃO
Estes foram tempos de grande prosperidade económica e as empresas de curtumes viveram os melhores anos de sempre, com a indústria do calçado nacional a reclamar a quase totalidade da sua produção. A Nunes de Carvalho entrou numa significativa era de expansão, num momento em que os representantes da terceira geração da família davam os primeiros passos em áreas estratégicas da empresa.
Acompanhava o meu pai e o meu tio a feiras internacionais como a de Paris. A primeira vez que fui tinha 13 anos. Levavam-me com eles para que começasse a perceber como era.
PEDRO
O neto do fundador
Tambores de curtume na Couro Azul
PRODUÇÃO AUTOMÓVEL
Em Portugal vive-se um tempo de desenvolvimento económico e prosperidade social.
Se por um lado algumas actividades tradicionais de mão de obra intensiva se deslocalizavam , emergem ,por outro lado, novas oportunidades em sectores mais tecnológicos.Foi essa conjuntura e sobretudo a capacidade do grupo Carvalhos de agir de forma proactiva, diversificando o negócio, que estão na origem da Couro Azul criada em 1989 para o fornecimento de couro para o sector Automóvel.
A Couro Azul foi a primeira empresa portuguesa do setor dos curtumes a obter a Certificação de Qualidade ASO 9002.
O grande impulso para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e de novos produtos na Couro Azul veio do setor automóvel.
UM NOVO SÉCULO
Com a chegada do novo século, chegou também a hora de Portugal dizer adeus ao escudo e adotar o euro enquanto moeda comum aos países da União Europeia. A Nunes de Carvalho centrou a sua produção em pele para calçado, trabalhando para grandes clientes internacionais do mercado de luxo.
A Couro Azul especializou-se na indústria automóvel, dando continuidade ao sucesso alcançado no mercado dos volantes em pele e sendo reconhecida pelos maiores players internacionais do setor.
A marca registada Oak Leather é uma linha de produtos amigos do ambiente, criada a partir de matérias-primas selecionadas e produzida de modo a reduzir ao mínimo o impacto ambiental.
Secção de acabamentos da António Nunes de Carvalho em 2006
PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL
No Grupo Carvalhos, a inovação vem sempre acompanhada pela preocupação ambiental e pela responsabilidade social, o que nos traz sempre um desafio: como produzir material que cumpra com as especificações técnicas e que ao mesmo tempo seja biodegradável no final do seu ciclo de vida.
75 ANOS DE EXISTÊNCIA
2014, ano em que o Grupo Carvalhos comemorou o seu 75º aniversário, coincidiu com um período de acentuado crescimento e de preparação para o futuro, que se espera longo e sustentável. São 75 anos gravados na pele, que resistem à passagem do tempo e permanecem na memória de gerações.